Contabilidade

por Angelita Aparecida Medrado publicado 08/08/2022 13h12, última modificação 08/08/2022 13h12
Setor de Contabilidade

Órgão responsável por executar a escrituração analítica de atos ou fatos administrativos; organizar boletins de despesas; escriturar livros contábeis; levantar balancetes patrimoniais e financeiros; conferir balancetes auxiliares; operar com máquinas de contabilidade em geral, inclusive computadores com softwares próprios da área de contabilidade pública; examinar empenhos, verificando a classificação e a existência de saldo nas dotações; informar processos relativos à despesa orçamentária em todas as suas fases; efetuar cálculos de reavaliação do ativo e de depreciação de bens móveis e imóveis; acompanhar a contabilização financeira e execução orçamentária, bem como elaborar a proposta orçamentária anual da Câmara; manifestar-se, quando solicitado, sobre Plano Plurianual - PPA, Lei de Diretrizes Orçamentária - LDO e Lei Orçamentaria Anual - LOA; elaborar e remeter ao Tribunal de Contas do Estado o SIM-AM, SIAP – Atos de Pessoal, e outros exigidos por força da legislação pertinente a contabilidade pública ou orgãos públicos; manter-se atualizado e em contato com as normas, acórdão e resoluções do Tribunal de Contas do Estado do Paraná, bem como com as leis que regem a contabilidade pública; elaborar, analisar e controlar Decretos e Projetos de Leis que disponham sobre as contratações de operações créditos, abertura de crédito especiais e suplementares por lei  específica; elaborar e encaminhar a prestação de contas anual da Presidência da Câmara Municipal junto ao Tribunal de Contas do Estado do Paraná; distribuir e supervisionar as tarefas dos auxiliares; emitir Parecer sobre dotações orçamentárias para processos licitatórios; Supervisionar o sistema contábil, verificando de forma contínua as contas e os registros e promovendo a conciliação de saldos entre os controles contábeis, mantendo-os atualizados, e certificar-se da exatidão dos mesmos; acompanhar os trabalhos
de contabilização de documentos, planejando os sistemas de registro e de operações e orientando os serviços de classificação e processamento, a análise e conciliação de contas,
verificando a consistência dos resultados; acompanhar a execução dos trabalho, controlando prazos e prestando orientação necessária, a fim de atingir metas pré-determinadas e atender as exigências legais e agenda de obrigações; revisar contas e balancetes, verificando e comparando dados com a documentação originária e analisando a classificação contábil a fim de promover a conciliação de saldos; elaborar fluxo de caixa, verificando receita e despesas previstas para períodos determinados, analisando os valores calculados e emitindo o parecer complementar sobre a situação existente, a fim de manter controle das disponibilidades bancárias em função dos compromissos financeiros da entidade; elaborar, analisar e assinar balancetes e prestação de contas consultando listagens e efetuando cálculos de acordo com as normas contábeis, a fim de apurar resultados parciais e gerais da situação patrimonial e econômico-financeira; elaborar parecer técnico sobre a situação patrimonial, econômica e financeira da entidade; assessorar as diversas áreas da entidade em assuntos referentes a normas e legislação pertinentes ao setor, orientando e esclarecendo dúvidas, a fim de que os trabalhos sejam elaborados dentro das disposições vigentes; prestar informações contábeis, fiscais e auditorias internas, pesquisando e apresentando os documentos solicitados, a fim de esclarecer assuntos pertinentes à área; escriturar registros fiscais, auxiliar na elaboração de leis, decretos e atos administrativos, relacionados com questões contábeis; participar de comissões de sindicâncias e de procedimentos administrativos por determinação superior.

RESPONSABILIDADE: Angelita Aparecida Medrado.